O ESPAÇO TERAPÊUTICO CHAITANYA

Saiba mais sobre o Espaço Terapêutico Chaitanya

A Psicologia transpessoal tem como objeto o estudo da Consciência e de seus Estados não ordinários e, neste sentido, congrega vários Recursos Técnicos como a Hipnose, a Meditação, o Relaxamento, e (no campo da pesquisa) experiência com alucinógenos (Grof, Huxley), além dos Estados Místicos de Tradições Espirituais. Vários autores como Ken Wilber, e Stanislav Grof, propõem Cartografias da Consciência. A Abordagem transpessoal tem atraído cientistas de diferentes áreas como na Física Goswami e Rocha Filho, que fazem a conexão entre o conhecimento científico padrão e as observações e proposições transpessoais.
A prática Hatha Yoga permite o contato com a aceleração do mundo moderno que exige que estejamos em movimento constante. Este estado, estar todo o tempo pré-ocupado, acaba por produzir um padrão de stress orgânico. 

O stress é necessário, num determinado grau, porém o que acontece é que não aprendemos a relaxar o corpo e mente, acabando por fim mantendo este estado de stress constante. Isso implica num comprometimento das atividades cerebrais, entre elas: falta de concentração; dificuldade da ação no momento em que esta esteja sendo executada; dispersão; ansiedade; insônia; cansaço; entre outros. Enfim, menor desempenho das atividades cerebrais. Consequentemente, a permanência no estado de stress, funções fisiológicas e o metabolismo celular acabam sofrendo. Ainda temos os aspectos físicos, as tensões musculares, isso sem adentrar nas tensões psicossomáticas.

Contudo, temos um instrumento precioso: a prática do Hatha Yoga. A prática permite a arte de parar, ao criar uma distância dos ruídos externos possibilita-se o despertar o olhar de dentro, um exercicium de introspecção. As posturas – alongamento – associados à respiração consciente favorecem a atenção focada e distensionam todo o corpo. Além disso, os pranayamas – distribuição de energia pelo corpo, cujo veiculo são as técnicas respiratórias, nutrem todo o organismo. Por fim, o relaxamento restabelece e harmoniza todo o sistema. Com o Corpo nutrido, descansado e relaxado, tem-se a possibilidade de “olhar” diferente, olhar de outro lugar para os afazeres cotidianos.
Yogaterapia é um trabalho de hatha yoga individual desenvolvido para atender as necessidades únicas e singulares de cada um. Durante a sessão trabalha-se a respiração. A maneira como se respira está diretamente ligada ao estado físico, mental, emocional, assim como tais estados interferem de imediato na maneira como se respira. Outros recursos utilizados são as posturas – ásanas. Os ásanas auxiliam a distensionar e alongar o corpo facilitando o processo respiratório.

As posturas executadas de maneira atenta propiciam um contato mais íntimo com o próprio corpo. A consciência no corpo se amplia dando oportunidade ao processo de abertura às sensações, emoções e pensamentos que se manifestam no corpo. No Yogaterapia desenvolve a flexibilidade no corpo através da junção dos recursos – respiração/ásanas/ atenção – beneficiando todo o organismo, importante enfatizar que a diferença entre Hatha Yoga e Yogaterapia é que Yogaterapia é um trabalho personalizado que atende as necessidades únicas de cada pessoa.
Como terapia integrativa a Yogaterapia é indicada pelos mais variados motivos: para manter a boa forma física; para conservar e recuperar a saúde; para equilibrar o sistema nervoso; para acalmar a mente dentre outras manifestações que influem sobre o funcionamento do Corpo.
O corpo humano é um conjunto de sistemas de redes multidimensionais que se correlacionam; e se algum se desarmoniza toda a harmonia é afetada em maior ou menor grau.

CONHEÇA OS SERVIÇOS QUE O ESPAÇO CHAITANYA OFERECE

Entre em Contato

Barão Geraldo
Campinas - SP

19 99784-3493

terapiatranspessoalchaitanya@gmail.com

Siga-me nas Mídias Sociais